domingo, 22 de maio de 2011

PARA MELHOR ENTENDER A LIBERDADE E ALIENAÇÃO EM SARTRE

"O homem é condenado à liberdade, numa perspectiva ontológica, pois não pode deixar de escolher; no sentido antropológico, contudo, ele nunca é inteiramente livre, pois como diz Sartre no Questão de Método, ´a alienação está no ápice e na base´, quer dizer, o homem nunca será inteiramente desalienado, já que sua condição de ser-com-os-outros o coloca sempre em poder dos demais. De outra parte, o homem nunca será uma totalidade finalizada, por ser um ser em transformação permanente, é sempre um sujeito que se totaliza, destotaliza, retotaliza e, portanto, não pode existir um momento em que não haja alienação nenhuma. Há situações de maior e menor alienação, mas não existe a desalienação total. Podemos dizer que quanto mais a situação é alienante, menor a possibilidade de o sujeito ser autêntico ou, em outras palavras, quanto mais ele se faz sujeito, singularidade em busca de um projeto, menor a situação de alienação." [grifos da autora] (SCHNEIDER, 2002, p. 168)

REFERÊNCIA: SCHNEIDER, Daniela Ribeiro (2002). Novas Perspectivas para a Psicologia Clínica - um estudo a partir da obra “Saint Genet: comédien et martyr” de Jean-Paul Sartre. Tese de Doutorado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

4 comentários:

  1. Você viu que dessa tese a Dani fez um livro pela editora da UFSC?? Chama-se: SARTRE E A PSICOLOGIA CLÍNICA. Tá fresquinho, saiu esse ano, mês passado, se não me engano. Comprei um né, claaaaro. Beijosss

    ResponderExcluir
  2. A referência do livro é: SCHNEIDER, Daniela Ribeiro.(2011). Sartre e a Psicologia Clínica. Editora da UFSC: Florianópolis/SC.

    ResponderExcluir
  3. Ótima referência, já tenho o meu...
    Cíntia Garbin

    ResponderExcluir
  4. muito obrigada pela grande dica,me ajudou bastante a conscientizarsobre os grandes conhecimentos que a filosofia nos concebe.

    ResponderExcluir